Salários no Marketing Digital em destaque
Ultimamente os salários em marketing digital tem sido alvo de muitas matérias e reportagens na grande mídia, mas afinal de contas, o que está por traz do crescimento espantoso da remuneração nesta área? A resposta é bem simples, a mais absoluta falta de profissionais qualificados nesta área e uma demanda crescente no segmento.
Uma recente matéria no Olhar Digital mostrou que os salários no marketing digital em 2013 podem chegar a R$ 15.000 o que significa o dobro do valor verificado em 2009 quando os salários estavam na casa dos R$ 7 mil a R$ 8 mil mensais. Com um mercado super aquecido e insuficiência de profissionais para o preenchimento de vagas a tendência e de novas altas em 2014.
Esses dados mostram o porque a carreira em marketing digital é cada vez mais cobiçada, tanto por estudantes que estão terminando a formação tradicional como também por profissionais do marketing digital que buscam se atualizar para disputar uma dessas vagas.
Carência de pessoal alavanca salários no marketing digital
O quadro de carência generalizada de profissionais qualificados em marketing digital assusta empresas e agências e gera uma verdadeira guerra de talentos no mundo online. Segundo Zuca Palladino, gerente das divisões de marketing e varejo da empresa de recrutamento Michael Page, a busca por um gerente de marketing digital cresceu de 30% a 40% nos últimos dois anos, o que justifica parcialmente a escalada dos salários.
Essa carência de pessoal não acontece só aqui no Brasil já que a expansão das mídias digitais como meio para divulgação de marcas, produtos e serviços é um fenômeno mundial. Mesmo com todos estes fatores favoráveis, o crescimento da procura por profissionais especializados em marketing digital, ainda esbarra na ausência de uma formação acadêmica consolidada e na falta de experiência de mercado.
Mercado busca por profissionais qualificados
A demanda é grande, mas as empresas estão extremamente seletivas em suas contratações. A carência de profissionais não quer dizer que todo mundo esteja empregado. Como toda carreira ligada a área de tecnologia, o marketing digital é um segmento dinâmico que exige profissionais atualizados constantemente.
Além de uma formação acadêmica sólida, é necessário também investir em uma formação específica em marketing digital para que o profissional possa se familiarizar com as técnicas específicas do marketing online e aprender a usar as ferramentas necessárias ao desempenho da sua função. Nessa parte a Academia do Marketing vem contribuindo fortemente, oferecendo cursos de qualificação profissional cada vez mais completos e atualizados.
A opção pelo treinamento interno
Diante da escassez de mão de obra e as lacunas na capacitação acadêmica tradicional, as empresas se veem obrigadas a formar seus colaboradores através de cursos In Company, uma alternativa para “formar em casa” os profissionais que precisam. Nem mesmo a necessidade de adequar a remuneração dos colaboradores para fazer frente à realidade dos salários no marketing digital.
O problema não é o quanto pagar aos profissionais mas sim ter pessoal para encarar os desafios apresentados pelo crescimento de importância das mídias digitais.
Salários no marketing digital devem acompanhas crescimento do setor
O crescimento do setor não dá o menor sinal de arrefecimento. No Senso Digital 2012, publicado pela ABRADI – Associação Brasileira de Agências Digitais, mostra um crescimento acelerado do setor e com a percepção das empresas sobre a importância de uma presença online nos dias de hoje, a perspectiva é de que continue acelerado pelos próximos anos. Dessa forma, juntando-se a carência de profissionais qualificados com a expansão do setor, a tendência é que também os salários no marketing digital continuem em alta.
O caminho para participar desse mercado em crescimento é justamente a qualificação e atualização constante, já que os salários no marketing digital são realmente atraentes, mas exigem muita qualificação.