Projeto de comércio eletrônico precisa ser abrangente
Projeto de comércio eletrônicoElaborar um bom projeto de comércio eletrônico é um dos primeiros passos para quem deseja montar uma loja virtual com chances de sucesso no atual momento do e-commerce brasileiro. A fase do improviso já vai longe e hoje em dia temos um mercado extremamente técnico e profissionalizado onde não há espaços para soluções amadorísticas ou improvisadas. Alguns empreendedores ainda acreditam que basta montar uma loja virtual e cadastrar os produtos e pronto. Esse posicionamento, por não corresponder à realidade do mercado tem levado muita decepção a quem não se estruturou logo na etapa do planejamento.
Como no mundo físico, o projeto de comércio eletrônico funciona como roteiro para a implementação de uma operação de e-commerce. Além de orientar as diversas etapas da empreitada, esse estudo ajuda a ter uma visão realista do ambiente em que a empresa irá trabalhar. Em nosso curso sobre lojas virtuais, dedicamos um módulo inteiro a essa etapa do projeto, justamente para dar ao empreendedor as ferramentas necessárias para atingir seu objetivo.
Elaboração de um projeto de comércio eletrônico
Em termos estratégicos, o projeto de comércio eletrônico é a peça de planejamento que lista todas as ações necessárias para a implementação e gerenciamento de uma loja virtual e todas as outras atividades que a cercam, tais como marketing digital, logística, atendimento e outras. O que diferencia o projeto de comércio eletrônico de um plano de negócios para comércio eletrônico é que o projeto é mais informal.
No projeto são analisadas questões como a escolha da plataforma de e-commerce, escolha das formas de pagamento a serem implementadas na loja virtual, capacitação de pessoal e planejamento de marketing digital. Basicamente é um levantamento das necessidades e recursos que se farão necessários para a empreitada.
Com um projeto de e-commerce bem detalhado temos não somente um norte para orientar o projeto como também a possibilidade de minimizar custos ao mesmo tempo que maximizamos o retorno dos recursos empregados através de uma ações integradas e complementares que possibilitem a criação de uma sinergia entre elas.
Prospecção de mercado
Em primeiro lugar é necessário fazer a famosa análise da concorrência e verificar se o projeto que você pretende elaborar já não existe ou então se o seu projeto de comércio eletrônico realmente teria espaço no mercado já estabelecido. Não queremos dizer com isso que o mercado encontra-se saturado, mas é importante que você apresente seu negócio com uma proposta inovadora, para não cair no lugar comum das milhares de lojas virtuais já em operação no Brasil. É a proposta que fizemos em um artigo anterior, sobre a criação de uma estratégia do oceano azul para e-commerce, um diferencial para a loja.
Outro aspecto a ser analisado em seu projeto de e-commerce é a formatação do negócio e público que ele pretende alcançar. Seria um modelo voltado para empresas, conhecido como B2B ou uma loja virtual voltada para o consumidor final, no formato B2C. Esse questionamento se faz necessário, já que são estratégias bem distintas.
Definidas as linhas mestre do projeto e identificados seus futuros concorrentes, outra boa providência é a elaboração de uma análise SWOT identificando seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças as quais sua futura loja virtual estará exposta.
Soluções tecnológicas para o projeto
A segunda etapa é crítica, pois trata-se da escolha da plataforma de e-commerce a ser adotada. Seja qual for o modelo, SAAS, Open Source ou Exclusiva, ela deve atender não somente às demandas iniciais da loja como também possuir escalabilidade para suprir as necessidades futuras em função do crescimento do negócio.
Atualmente no Brasil, temos diversas opções de plataformas de comércio eletrônico, com diversas propostas e recursos, o que torna essa escolha cada vez mais difícil e técnica. Por isso mesmo criamos uma planilha, que é distribuída em nosso curso de e-commerce, para orientar os empreendedores digitais nessa escolha. São tantos os fatores a serem levados em consideração, que se não sistematizar, não há como chegar a uma avaliação correta.
O importante é conseguir uma plataforma que seja tecnologicamente adequada ao seu momento de negócio e que ao mesmo tempo pode continuar sendo sua parceira, à medida que o negócio evolui.
Capacitação de pessoal
Como no mundo físico, a abertura de uma nova frente de negócios exige capacitação de pessoal, e no e-commerce não é diferente. Por isso mesmo, ao elaborar um projeto de comércio eletrônico, a questão da capacitação de colaboradores que estarão envolvidos no processo precisa ser levada em consideração. definitivamente, não há mais espaço para soluções amadorísticas no atual momento do e-commerce no Brasil. Ou você tem gente séria e capacitada na condução dos negócios, ou então será mais um caso de loja virtual que não deu certo, como tantas que vemos por ai.
Um gerente de e-commerce não está necessariamente fora dos quadros da empresa, muito pelo contrário, geralmente, o melhor gestor de um e-commerce é um colaborador que é capacitado através de treinamentos para o desempenhos desta função. Estar alinhado com a cultura da empresa ajuda bastante no processo de inserção da empresa no varejo eletrônico. Técnicas e ferramentas como marketing digital, otimização de sites, links patrocinados e web analytics são itens que devem fazer parte desse treinamento para que os gestor e seus colaboradores possam ter uma visão ampla de todos os processos que envolvem a criação de uma loja virtual de sucesso.
Planejamento do Marketing
O maior diferencial de uma loja virtual atualmente está justamente no marketing digital e por isso, um projeto de comércio eletrônico deve ter essa etapa muito bem planejada.Um dos segredos do marketing digital moderno está justamente na criação de uma sinergia entre as diversas ações e para isso é necessário um planejamento meticuloso das diversas ações.
No caso do marketing de busca, mais precisamente, o SEO – Search Engine Optimization, devemos ter a estratégia detalhada já na etapa de estruturação da loja, já que elementos importantes para o processo de otimização de uma loja virtual, como estrutura de departamentos e seções devem obedecer a estratégia para otimização de sites para mecanismos de busca.
Embora o SEO seja a ferramenta de marketing digital que apresenta um prazo de resposta mais longo, seus resultados são muito bons, pois criam um fluxo constante de acessos e apresenta as taxas de conversão mais elevadas do e-commerce.
Seria muita pretensão de nossa parte querer cobrir todos os aspectos de um projeto de e-commerce em apenas um artigo. O que queremos chamar atenção, principalmente para o novos empreendedores, é que a loja virtual em si, a plataforma, é apenas um dos componentes de um projeto de comércio eletrônico, e deve ser complementado por outras ações de igual importância.