Otimização de Landing Pages

Otimização de Landing Pages e sua importância no marketing digital

O processo de otimização de landing pages no marketing de busca envolve muito mais que apenas o trabalho de SEO – Search Engine Optimization, envolve arquitetura da informação e design.

A landing page ou página de entrada é a página por onde o internauta chega ao seu site e por isso precisa de cuidados especiais, conforme seu objetivo.  Dentro do processo de conversão de uma determinada campanha de marketing digital, a landing pages é o elo entre o anúncio e a conversão em si.

É certo que o processo de otimização de sites para ferramentas de busca desempenha um papel fundamental no marketing de busca, mas a etapa de otimização das landing pages também tem relevância em seus projetos.

O processo de otimização de landing pages começa por criar um ambiente fácil e confiável onde o visitante se sinta a vontade para prosseguir a navegação e cumprir a meta determinada por você.

Avaliando o processo de otimização de landing pages

O objetivo do processo de otimização de landing pages é conseguir a melhor taxa de conversão possível. Através do Google Analytics podemos ter esse número com uma boa margem de precisão.

Uma vez estabelecido esse número, a próxima etapa dentro do processo de otimização de landing pages é se certificar que as necessidades básicas de quem fez a busca sejam satisfeitas.

Transmita Segurança Para o Usuário

Credibilidade e segurança é o primeiro passo para o atingimento de uma meta em marketing de busca. No processo de otimização de landing pages é necessário apresentar uma página de destino profissional e impecável.

Nenhum usuário irá em frente se não estiver totalmente seguro em relação ao produto ou serviço que você oferece, principalmente se ele estiver vindo do Google Ads, por exemplo. Isso você consegue com uma página bem estruturada e com design profissional.

As Coisas Primeiras em Primeiro Lugar

O usuário ao acessar a sua landing page precisa ter sua necessidade de informação satisfeita logo no primeiro contato.

Por isso, ao otimizar sua landing page, certifique-se que as principais informações previamente informadas em anúncios, estejam antes da primeira dobra da página.

Não obrigue ao usuário a paginação, caso contrário você poderá perder uma boa parte das conversões pela famosa “preguiça de navegação”.

Navegação Eficiente na Landing Page

Faça com que o usuário atinja o seu objetivo com o menor número possível de cliques. Uma landing page otimizada oferece todas as informações possíveis para o atingimento da meta, de forma bem clara e rápida.

Reduza ao máximo a necessidade de navegação. Seja qual for a origem, links patrocinados ou busca orgânica, o usuário tem pressa de chegar à informação.

Conteúdo Bem Estruturado

Na otimização de uma landing page uma das tarefas mais importantes é apresentar o conteúdo de maneira lógica e dentro de uma progressão de ações. Isso além de facilitar a navegação nas landing pages, supre de informações quem as visita. A qualidade do conteúdo é importante em todas as campanhas de Search Engine Marketing – SEM.

Não Polua a Landing Page

Uma landing page clean geralmente surte muito mais efeito do que uma página de destino cheia de elementos desnecessários. Concentre os elementos e peças que realmente agreguem conteúdo a landing page no sentido de complementar a informação. Diante do excesso de informação, o usuário muitas vezes simplesmente abandona o site e procura o que precisa em outro lugar.

Seja Previsível

No caso da otimização de landing page ser previsível é um ponto a favor. A maioria dos usuários está acostumada com ações em um determinado momento da navegação.  Coloque botões e Call to Action onde o usuário está acostumado a encontrar. Utilize processos de otimização como o Google Site Optimizer  e teste várias opções de página para descobrir qual delas oferece o maior potencial de conversão.

Em nosso curso de marketing digital sempre fazemos questão ressaltar a importância do processo de otimização de landing pages, pois muitas vezes o CTR do anúncio ou da página é baixo, e a culpa recai, única e exclusivamente sobre a estrutura do anúncio. Por vezes, o problema está na verdade na landing page.

Publicado originalmente no site pessoal de Alberto Valle

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