Como montar uma loja virtual de moda

Como montar uma loja virtual de moda e acessórios

Se você já se perguntou sobre como montar uma loja virtual de moda, essa matéria vai certamente esclarecer vários pontos e traçar um roteiro inicial para encarar esse desafio.

O crescimento do comércio e-commerce de moda e acessórios vem chamando a atenção de diversas empreendedoras que se identificam com esse segmento ou já possuem alguma experiência no mundo físico e agora flertam com o mundo virtual.

De acordo com a consultoria e-Bit, em seu relatório sobre o e-commerce brasileiro no primeiro semestre deste ano, o e-commerce de moda é o segmento líder em vendas no Brasil, bem a frente de outros setores do comércio eletrônico nacional.

Para uma ajudinha às nossas leitoras que estão interessadas em saber como montar uma loja virtual de moda, elaborei um pequeno roteiro abordando os principais pontos a serem observados, para facilitar àquelas empreendedoras que querem investir neste segmento.

Tudo começa pelo planejamento

Um dos melhores conselhos que eu posso das às empreendedoras que desejam saber como abrir uma loja virtual de moda é começar pelo planejamento. Se você tentar implementar uma loja virtual sem um planejamento prévio de cada tarefa e ação, dificilmente obterá sucesso, ou então, gastará muito mais do que precisaria.

O e-commerce moderno está cada vez mais profissionalizado e não existe mais lugar para o improviso. Dedique o tempo que for necessário à elaboração de um projeto de e-commerce para orientar suas ações e definir etapas para implementação do negócio.

Analise o que você pretende montar, os recursos que serão necessários, a qualificação das pessoas envolvidas, todos os custos envolvidos e tudo mais que você puder colocar no papel.

A chave do sucesso no e-commerce está justamente nessa etapa. Eu até concordo que é uma etapa cansativa e sem resultados palpáveis, mas no futuro você certamente reconhecerá o valor dela, pois tentar criar uma loja sem planejamento é meio suicídio empresarial.

Se você fosse montar uma loja de roupas no mundo físico não seria isso que você faria? Porque no mundo virtual haveria de ser diferente? Não sai por aí contratando sistemas de e-commerce, investindo em marketing online e outras coisas mais sem ter um Business Plan para e-commerce muito bem desenhado.

Anteriormente discutimos aqui no Mulheres Empreendedoras a criação de um brechó online. Se o seu projeto for esse, vale o mesmo raciocínio. Para saber mais, leia o artigo Como Montar Um Brechó Online.

Descubra o que você irá vender

Outra dica para quem quer saber como montar uma loja virtual de moda e ter sucesso com ela é não tentar seu abrangente demais, isso simplesmente não funciona. A melhor opção é escolher um nicho de mercado, ou seja, um segmento específico e muito bem definido.

Trabalhando em um nicho de mercado você contará com inúmeras vantagens como redução de custos de implantação, investimento menor em marketing digital em função da segmentação e uma facilidade maior de estabelecer uma política de fidelização da clientela, um dos grandes segredos para o sucesso de uma loja virtual.

Defina a sua proposta e crie um diferencial

Outro segredo para quem está interessada em saber como montar uma loja virtual de moda é que nesse segmento, ao invés de se vender um produto, acima de tudo, você precisa vender um conceito.

Baseada neste conceito é que você irá definir uma série de outros itens fundamentais no seu projeto, como o mix de produtos, canais de marketing e até mesmo o layout e design da sua loja.

Uma das características das mulheres que fazem compras de roupas pela Internet, principalmente as pertencentes à Geração Y, é que elas buscam muito mais do que apenas uma peça de roupa, mas sim, um produto que reflita seu estilo de vida, seu posicionamento e personalidade.

Um dos desafios para quem quer montar uma loja virtual de moda e acessórios é unir questões como qualidade e conforto, com uma mensagem associada a estes produtos. É esse o segredo de marcas como Farm, Cantão e Amaro, por exemplo.

Escolha um sistema para sua loja virtual

 

Essa é talvez a etapa mais crítica, pelo menos em termos de tecnologia para quem deseja montar um e-commerce de moda.

Para montar sua loja, você precisará de um sistema, que chamamos de plataforma de comércio eletrônico. Ele será o responsável pela criação do site em si e também da parte administrativa.

Essa é uma discussão extensa e envolve muitas questões técnicas, por isso, a melhor opção é fazer um curso de e-commerce ou então contrate uma consultoria especializada para lhe ajudar neste desafio.

A plataforma de e-commerce ideal é aquela que satisfaz às suas necessidades imediatas e futuras em um prazo de pelo menos dois anos. Se você contratar uma plataforma superdimensionada, estará jogando dinheiro fora, pois não usará todos os recursos contratados. Se for subdimensionada,em breve enfrentará problemas.

Existem basicamente duas opções para quem está começando. A primeira são as lojas virtuais alugadas e a segunda são as lojas virtuais open source, como o próprio WordPress e a Magento.

Leia o artigo Como Montar Uma Loja Virtual Com o WordPress

Se você partir para uma solução alugada, existem atualmente no Brasil diversos  fornecedores de plataformas de e-commerce , com preços a partir de R$ 80,00 ao mês, um custo bem acessível até para pequenos negócios que não dispõem de um grande capital inicial.

Minha dica para quem está na dúvida sobre como montar uma loja virtual de moda e não está afim de investir muito no início, é fazer a opção pelas lojas virtuais alugadas. Se você domina bem o WordPress, essa é a opção mais em conta, pois se você mesma fizer a instalação e configuração dos plugins ela sairá praticamente de graça.

É importante pensar muito e analisar com cuidado as opções disponíveis, pois a escolha da plataforma de e-commerce é como um casamento. Se você não pensar direitinho agora, terá problemas lá na frente, pois não existe troca de plataforma de e-commerce que não seja traumática.

Quem não é vista não é encontrada – Divulgação

Para quem está interessado em saber como montar uma loja virtual de moda, ai vai outra dica que vale ouro. A divulgação da loja virtual é um item essencial para o sucesso de qualquer comércio eletrônico e no e-commerce de moda não haveria de ser diferente.

Em nossos treinamentos sempre orientamos os participantes a alocarem seus recursos na proporção de 30% para a aquisição ou aluguel da plataforma de e-commerce e outros sistemas acessórios, e 70% do orçamento para o marketing digital.

Posso dizer por experiência, que a questão técnica, envolvendo a escolha da plataforma de e-commerce, é de certa forma a mais simples de ser resolvida. A briga pelo mercado e vendas se dá mesmo no marketing digital.

No marketing digital, o  e-commerce de moda tem nas mídias sociais como difere um pouco de outros segmentos do comércio eletrônico.Enquanto áreas do varejo como eletrônicos e Facebook e Instagram, uma das origens de tráfego de maior potencial de conversão. Portanto, reserve uma verba toda especial para esse canal.

É claro que outras áreas do marketing online como marketing de busca, a presença em destaque nas páginas de respostas do Google e outros buscadores é importante, mas as a redes sociais neste segmento são grandes “vendedoras”.

Associe um blog à sua loja virtual

Por uma questão de evolução do negócio, muitas blogueiras são atualmente donas de lojas virtuais, e elas sabem muito bem o potencial de vendas que um blog representa no segmento de moda e acessórios. Por isso, se você quer saber como montar uma loja virtual de roupas e acessórios, anote a dica: Crie um blog para ela.

O blog de moda funciona como uma verdadeira vitrine para a loja virtual. É nele que comunicamos novos conceitos e tendências, avisamos sobre lançamentos e promoções. Em termos de marketing em mídias sociais, ele é o verdadeiro hub para todas as outras ações no Facebook, Twitter ou Instagram.

Defina uma estratégia de divulgação

Além de saber como montar uma loja virtual de moda e promove-lo, você precisa determinar também, de que forma irá fidelizar suas ou seus clientes. A fidelização de um cliente custa muito mais barato do que a aquisição de um novo e é um dos grandes segredos dos negócios online hoje em dia.

Por Josiane Osório, diretora e instrutora do Curso de E-commerce

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