Como divulgar uma loja virtual – Confira algumas dicas
Saber exatamente como divulgar uma loja virtual é um dos grandes segredos para que deseja ter sucesso nesse segmento, pois o marketing no e-commerce é um dos fatores mais importantes dentro da estrutura deste negócio.
É claro que fatores como preço competitivo, entrega pontual e um atendimento de primeira também fazem parte dessa receita, mas a divulgação da loja virtual é quem, no final das contas, separa o joio do trigo.
As barreiras tecnológicas, como a plataforma de e-commerce e outras, foram gradativamente sendo derrubadas e por fim, saber como divulgar uma loja virtual restou como o grande segredo desse negócio.
A questão do marketing no e-commerce é tão importante que quando elaboramos o bussiness plan para uma loja virtual, quando abordamos a questão de alocação de recursos, temos como fórmula básica o direcionamento de trinta por cento para a aquisição da plataforma e outros sistemas, e o restante para o marketing digital.
Para divulgar uma loja virtual comece pelo planejamento
Um dos maiores erros que os novos empresários do comércio eletrônico cometem, é não ter um planejamento estratégico de marketing. Como sempre falamos em nosso curso de marketing digital, pular essa etapa é simplesmente apontar sua bússola na direção do fracasso.
Se eu tivesse que resumir todas as dicas de como divulgar uma loja em um único tópico, certamente ele seria o planejamento.
Além de orientar as diversas medidas que precisam ser tomadas para um marketing eficiente no comércio eletrônico, o planejamento estratégico também acaba gerando uma grande economia de recursos, pois com ele podemos criar uma verdadeira sinergia entre as diversas ações, potencializando o conjunto.
Para poder criar esse planejamento, em primeiro lugar você precisa conhecer as diversas ferramentas digitais para o seu negócio, como marketing de busca, e-mail marketing e marketing de relacionamento através das redes sociais.
Dominando esses conceitos você poderá saber exatamente do que irá precisar e até mesmo como contratar e cobrar resultados.
Comece pela plataforma
O primeiro passo para quem deseja saber como divulgar uma loja virtual é fazer uma análise detalhada dos recursos de marketing digital da própria plataforma.
O marketing online moderno exige uma integração muito grande entre as ferramentas de divulgação e a própria plataforma de e-commerce.
É por isso que em nosso curso de e-commerce elaboramos uma planilha com os principais itens a serem observados nessa área, antes da contratação de um sistema de lojas virtuais.
É preciso começar direito para depois não sofrer com os problemas decorrentes da troca de plataforma.
Para que você tenha ideia, ferramentas de altíssima conversão como links patrocinados, Facebook Ads precisam estar conectadas diretamente à plataforma para que possamos rastrear de maneira precisa as conversões originadas desses canais.
Além disso, a plataforma também precisa ser flexível o bastante para poder incorporar todas as funções de monitoramento oferecidas pelo Google Analytics.
Como divulgar uma loja virtual já pela estrutura
A divulgação de uma loja virtual, ao contrário do que muita gente imagina, já começa no momento de sua criação.
Além dos cuidados referentes aos recursos disponíveis na plataforma de e-commerce, é preciso também planejar a estrutura da loja, principalmente no que diz respeito às técnicas de SEO que precisam ser aplicadas a elementos como departamentos, seções e página de produtos da loja.
Em primeiro lugar é preciso definir um projeto de SEO para garantir a encontrabilidade do seu e-commerce.
A divulgação da loja virtual precisa ser pensada desde as etapas iniciais para que mais a frente você não tenha que refazer tudo, principalmente na parte do marketing de busca.
Esse tipo de coisa, além de gerar despesas que podem ser evitadas, causa bastante transtornos para o dia a dia da sua loja virtual.
Links patrocinados como opção imediata
Uma das características do trabalho de SEO é ser uma estratégia de médio/longo prazo, algo entre dois e três meses, dependendo do segmento.
Por isso, melhor opção para quem deseja divulgar sua loja virtual são os links patrocinados. Os links patrocinados são anúncios pagos que você pode criar, como por exemplo, o Google Ads para que os links da sua loja sejam publicados em destaque nas páginas de respostas de pesquisa.
Existe também a possibilidade de fazer a divulgação do seu e-commerce através de banners através da Rede de Conteúdo do Google, composta por milhares de sites, que podem veicular anúncios neste formato.
No campo do marketing de busca você conseguirá uma boa exposição usando a ferramenta de links patrocinados, mas não se esqueça que os resultados dos acessos gerados pela busca orgânica são melhores em termos de taxa de conversão.
Portanto, não se esqueça que para promover uma loja virtual, é preciso ter uma estratégia de SEO robusta.
Email marketing na divulgação de lojas virtuais
Para quem deseja saber como divulgar uma loja virtual, essa é outra área que devemos tratar desde o início.
O email marketing figura como a terceira melhor fonte de acessos de alta conversão para divulgação de lojas virtuais, mas é preciso ter uma boa base de e-mails. Se você tem um mailing captado em seu negócio físico, este já é um bom ponto de partida.
Além disso, é importante que você prepare estratégias agressivas de captação de e-mails para construir um bom número de cadastro para fazer a comunicação da sua loja virtual.
Atualmente, a divulgação de uma empresa na internet passa pela criação de laços de relacionamento cada vez mais fortes com seus clientes, e o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para isso.
Fazer a divulgação da sua loja virtual é uma tarefa que exige método e disciplina, mas os resultados valem a pena. Por isso é importante criar uma estratégia de marketing digital para o seu e-commerce e seguir essa estratégia de forma metódica.
Como já dissemos antes, se existe uma resposta de uma única palavra para como divulgar uma loja virtual, esta palavra é: Planejamento.
Fonte: Guia de E-commerce