Atualização em marketing digital
O processo de atualização em marketing digital é fundamental para os profissionais que desejam estar sempre em dia com as principais tendências do mercado, ferramentas e técnicas.
Já vai longe o tempo em que se fazia um curso e pronto, você estava apto a exercer a profissão sem que fosse necessária nenhuma atualização.
Em um mercado tão competitivo e dinâmico como o do marketing online, as atualizações são quase diárias. Plataformas como Google, Facebook e outras, estão constantemente agregando novas funções e ferramentas visando deixar seus recursos cada vez alinhados com as demandas do mercado.
Não importa em dimensão você atue, a atualização em marketing digital é uma tarefa praticamente diária, e se você não adotar esta rotina, corre o risco de ficar completamente fora do mercado.
Rotina de atualização em marketing digital
Para ajudar você a criar uma rotina de atualização em marketing online, nossa equipe elaborou um pequeno roteiro, baseado nas rotinas de alguns de nossos colaboradores. São ações simples, mas extremamente eficientes.
1 – Crie alertar no Google
Essa é uma prática bem simples para quem deseja se manter sempre em dia com as principais atualizações do mercado e não tem tempo para ficar garimpando na Internet. Crie alertas no Google para ser informado por e-mail das principais novidades.
Para criar estes alertas, a única coisa que você irá precisar é de uma conta no Gmail, e uma vez logado nesta conta, criar alertas com as palavras-chave referentes a área do marketing você deseja monitorar.
O resultado é que tudo de novo que aparecer no Google relacionado a esses alertas que você criou, será enviado para você na frequência em que você determinar na hora de cadastrar as expressões. Para acessar a ferramenta, clique aqui.
2 – Siga referências em marketing digital no LinkedIn
Outra forma de criar um bom roteiro de atualização em marketing digital é seguir referências em sua área no LinkedIn, uma das maiores redes de relacionamento profissional e networking que dispomos hoje em dia.
Os grandes nomes do marketing digital mundial estão sempre publicando boas informações em seus perfis ou até mesmo artigos próprios no LinkedIn Pulse, a ferramenta de publicação de textos em perfis no LinkedIn.
É interessante acompanhar essas referências para ficar informado sobre os novos caminhos que o mercado está tomando e o surgimento de novas estratégias e técnicas.
3 – Grupos no LinkedIn
Outra fonte sensacional de atualização em marketing online é fazer parte de grupos relevantes nesta área no LinkedIn, onde são apresentadas as mais novas tendências e discussões bastante interessantes sobre o tema.
Gosto bastante desta opção pois ela além de permitir a você ficar atualizado em sua área, também permite a criação de um networking que é sempre bem-vindo em termos de desenvolvimento profissional.
Selecione os grupos que possuem o maior número de participantes em sua área de especialização, como marketing de busca ou mídias sociais, e que tenham uma atividade constante.
4 – Newsletter de sites de referência
Essa é uma fonte clássica para quem busca por atualização em marketing digital que sempre recomendo aos participantes dos nossos cursos. Através destes boletins informativos você também estará conectado com o que há de mais moderno em sua área.
Selecione sites em sua área de especialização. Eu por exemplo, sou um apaixonado por SEO – Otimização de sites para Ferramentas de Busca, e por isso assino, entre outros, os boletins informativos do Search Engine Journal e do Search Engine Land, dois ótimos site de referência nesta área.
Os sites de referência costumas ser alimentados com muitas informações pelos profissionais de marketing digital que são autores destes portais. Além disso, a indústria de aplicativos também está sempre informando-os sobre novas ferramentas.
5 – Faça cursos oferecidos por diversas ferramentas
Outra forma interessante de atualização em marketing digital é participar de cursos e webinars promovidos pelos desenvolvedores de algumas ferramentas de marketing online, muitos deles gratuitos.
Um bom exemplo disso são os treinamentos oferecidos pela Hubspot na área de marketing de conteúdo e automação de marketing e os webinars promovidos pela SemRush na área do marketing de busca.
Ao participar destes treinamentos e webinar, você além de se manter atualizado, também desenvolve suas expertises se aprimorando no uso de ferramentas de marketing online.
Viemos em um mercado muito dinâmico, impulsionado pela tecnologia e pela evolução natural dos processos envolvidos. Por isso se manter em dia com as novas tendências e tecnologias é uma questão de sobrevivência e evolução profissional.
Um programa de atualização em marketing digital é, portanto, fundamental para qualquer profissional desta área. Mantenha-se em dia com as principais tendências do marketing digital assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing