Qual o melhor sistema de loja virtual – O que considerar nesta escolha?

Qual o melhor sistema de loja virtual - O que considerar nesta escolha?Você sabe qual o melhor sistema de loja virtual? Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua loja virtual?

Essa é uma questão que atormenta 11 em cada 10 empreendedores que estão pesquisando sobre a criação de uma operação de comércio eletrônico.

Muito embora a uma primeira vista a pergunta seja relativamente simples, não há como ter uma resposta padronizada, pois na verdade, isso depende de uma série de variáveis que discutiremos neste artigo.

Quando me perguntam qual o melhor sistema de loja virtual minha resposta é sempre: A resposta está no sumário do seu projeto de e-commerce.

De maneira geral, a resposta para o questionamento sobre qual o melhor sistema de e-commerce é muito simples e lógica.

A melhor plataforma é aquela que além de responder às suas necessidades de curto e médio prazo, não estoura o seu orçamento para o projeto.

É evidente que existe uma série de questões técnicas envolvidas, mas a questão principal é alinhar as necessidades a essas questões técnicas. É moldar a escolha da plataforma de e-commerce ao momento do negócio e maturidade técnica da sua equipe de colaboradores.

De maneira geral, como definimos em nosso curso de e-commerce, podemos colocar a questão da escolha de um sistema para montar o seu e-commerce girando em torno de cinco questões básicas:

  • Adequação do sistema de loja virtual ao momento do seu negócio
  • Escalabilidade para acompanhar o desenvolvimento do seu e-commerce
  • Recursos para técnicos para marketing digital
  • Suporte oferecido pelo fornecedor
  • Relação custo benefício em relação a outras opções do mercado

Vamos analisar então cada uma delas para termos uma noção mais detalhada sobre o que deve ser observado em cada item.

Qual o grau de maturidade do seu negócio

Toda vez que me perguntam qual o melhor sistema de loja virtual e respondo com uma outra pergunta: Qual é o momento do seu negócio? A determinação da plataforma de e-commerce depende do grau de amadurecimento do seu negócio.

Se você está iniciando um negócio, talvez uma plataforma de e-commerce mais simples de operar seja a melhor solução, pois você estará construindo uma curva de aprendizado e se logo de início, você partir para uma solução muito complexa, esse processo de aprendizado pode se tornar mais demorado.

A plataforma de e-commerce acompanhará sua evolução?

Outro item a considerar na hora de decidir sobre qual é o melhor sistema de e-commerce para o seu projeto, é a escalabilidade, ou seja, a capacidade da plataforma de e-commerce acompanhar o amadurecimento e crescimento do seu negócio.

A troca de plataforma é sempre um transtorno para qualquer loja, pois traz problemas como um novo processo de aprendizado operacional, possibilidade de perda de posições no Google e adaptação da operação. Por isso, o sistema precisa acompanhar a evolução do seu negócio.

Para entender melhor essa questão, acesse o artigo O transtorno ao trocar a plataforma de e-commerce em meu site pessoal.

A plataforma oferece recursos de marketing?

A questão marketing é fundamental na hora de determinar qual o melhor sistema de loja virtual para você. Afinal, o marketing digital é o grande pulo do gato nos dias de hoje, por isso essa é uma questão fundamental na hora de escolher uma plataforma de e-commerce.

Muitas das ferramentas de marketing, como Google Analytics, SEO, Google AdWords, Facebook Ads e outras, precisam de recursos técnicos especiais para serem implementadas, por isso é fundamental que a plataforma de e-commerce atenda a esses requisitos.

[icon name=icon-thumbs-up-alt]  Leia o artigo Como Divulgar Uma Loja Virtual

Qual o suporte oferecido?

O suporte oferecido pelos fornecedores de sistemas de e-commerce é fundamental para um bom andamento do negócio. Infelizmente, esse não é um ponto fácil, pois muitos fornecedores parecem mais interessados em conquistar novos clientes, do que em manter os que já conquistaram.

Pesquise junto aos clientes do fornecedor, qual seu grau de satisfação com o suporte dado à loja. Esse é o melhor indicador sobre o atendimento efetivo oferecido e não somente o que é anunciado no site do fornecedor.

Relação custo benefício

A questão final para determinar qual o melhor sistema de loja virtual é a relação custo/benefício oferecida pela plataforma. De nada adianta investir em uma super plataforma se a sua operação não a utilizará em sua plenitude.

É necessário avaliar a questão do custo, sempre tendo em mente, uma relação que sempre chamamos atenção em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, de 30% para a plataforma e 70% para o marketing.

Além disso, esteja certa de que, no momento atual do mercado, existe muita margem de negociação em termos de preço, portanto, pechinche muito antes de fechar o negócio.

A plataforma de e-commerce é peça fundamental para seu negócio, por isso, na hora de determinar qual o melhor sistema de e-commerce para o seu negócio, pesquise muito e busque o máximo de informações.

Por Alberto Valle no portal Mulheres Empreendedoras