Plataforma de E-commerce – O coração da loja virtual

Plataforma de E-commerce - Sistemas de E-commerce

Plataforma de E-commerce – Sistemas de E-commerce

Uma das principais peças de uma loja é a plataforma de e-commerce, sistema responsável pelo gerenciamento – back end, e visualização da loja, o front end. É o sistema que nos possibilita criar a loja virtual e também gerenciá-la, incluindo produtos, gerenciando estoques, preços e estoques, além de outras funções que fazem parte do dia-a-dia de um comércio eletrônico.

Em nosso curso de criação de lojas virtuais dedicamos um módulo inteiro para a discussão deste assunto, uma vez que a escolha da plataforma de e-commerce é um dos passos mais importantes em um projeto de comércio eletrônico. Como o sistema é a base de toda a operação de e-commerce, um desalinhamento dessa plataforma com as necessidades do restante do projeto, pode provocar transtornos sérios e até mesmo o fracasso do projeto.

 

A escolha da plataforma de e-commerce deve ser encarada como um casamento entre o empreendedor e a tecnologia

A importância da escolha de uma boa plataforma de e-commerce

Uma boa plataforma de ecommerce precisa ser completa e além de oferecer as ferramentas básicas para o gerenciamento da loja, deve também incluir ferramentas que possibilitem a integração de outras tarefas também importantes para o sucesso de uma loja virtual como, por exemplo, a área de marketing digital.

Escolher um bom fornecedor de plataforma de e-commerce é um missão árdua já que existem diversas opções no mercado. No check list para escolha de plataforma de e-commerce que disponibilizamos para os participantes do nosso curso, enumeramos uma série deles como:

  • Integração com a versão para e-commerce do Google Analytics;
  • Ferramentas que possibilitem um bom trabalho de SEO;
  • Integração com a principais redes sociais.

A solução de e-commerce atual é muito mais do que simplesmente um sistema de loja virtual, ela deve funcionar como um verdadeiro Hub da atividade do comércio eletrônico e para isso, é essencial que o fornecedor do sistema, seja ele SAAS, Open Source ou uma plataforma exclusiva, agregue todas essas funcionalidades.

A troca da plataforma de e-commerce pode ser traumática

Algumas pessoas acham que podem começar sua loja virtual com qualquer plataforma para depois fazer um upgrade, ledo engano. Quando em nosso trabalho de consultoria em e-commerce investimos muito tempo nessa etapa do projeto, é porque sabemos que um erro nessa parte pode ser fatal. Não existe troca de plataforma de e-commerce sem traumas. Além de questões que envolvem o SEO, existe, por exemplo, uma perda de eficiência no período em que a equipe leva para se acostumas com o novo sistema.

Ao trocar de plataforma de comércio eletrônico, você está, mesmo não querendo, jogando fora toda uma cultura operacional da empresa e isso certamente irá se refletir no desempenho de vendas ou atendimento ao cliente. Saber como escolher uma plataforma de e-commerce lhe coloca fora deste risco.

Agora que você já tem uma ideia de o que é uma plataforma de e-commerce, certamente irá dedicar o tempo que for necessário para essa escolha para que no futuro, não tenha problemas nesse setor do seu e-commerce.