Cursos Online de Marketing e Comércio Eletrônico

Plataforma de E-commerce

Plataforma de E-commerce – O coração da loja virtual

Uma das principais peças de uma loja é a plataforma de e-commerce, sistema responsável pelo gerenciamento – back end, e visualização da loja, o front end. É o sistema que nos possibilita criar a loja virtual e também gerenciá-la, incluindo produtos, gerenciando estoques, preços e estoques, além de outras funções que fazem parte do dia-a-dia de um comércio eletrônico.

Em nosso curso de criação de lojas virtuais dedicamos um módulo inteiro para a discussão deste assunto, uma vez que a escolha da plataforma de e-commerce é um dos passos mais importantes em um projeto de comércio eletrônico. Como o sistema é a base de toda a operação de e-commerce, um desalinhamento dessa […]

Quanto custa montar uma loja virtual?

Quanto custa montar uma loja virtual?

Se você está interessado em saber quanto custa montar uma loja virtual, posso lhe adiantar que, ao contrário do que muita gente pensa, o investimento é bem menor do que você imagina. Parte do crescimento do e-commerce nos últimos anos no Brasil, se deve ao fato de que o avanço das tecnologias empregadas na criação de lojas virtuais vem destruindo gradativamente as barreiras de entrada no segmento reduzindo custos. Isso tem feito com que cada vez mais, pequenos e médios empresários busquem o comércio eletrônico como alternativa para expansão de seus negócios.

É compreensível a preocupação em descobrir quanto custa montar uma loja virtual, já que como em qualquer outro negócios, os custos são fundamentais […]

Análise SWOT no e-commerce

Análise SWOT no e-commerce como ferramenta de planejamento

A análise SWOT no e-commerce é uma das etapas mais importantes de um projeto de e-commerce, mas muita gente simplesmente ignora essa fase ou atribui a ela um valor bem menor do que deveria. A análise SWOT, sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, tem como finalidade fazer uma análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico.

Em um ambiente em constante mutação, a análise SWOT no e-commerce nos dá uma visão do que esperar em termos de ambiente negocial. Ela é feita a partir da análise dos seguintes fatores:

Pontos fortes do empreendimento – Strenghts
Pontos fracos e vulnerabilidades do e-commerce – Weaknesses
Oportunidades apresentadas – Opportunities
Ameaças que a loja virtual irá […]

E-commerce para pequenas empresas

E-commerce para pequenas empresas é uma realidade

O segmento de e-commerce para pequenas empresas vem crescendo a passos largos nos últimos anos, principalmente em função da derrubada de diversas barreiras de entrada, principalmente nas áreas de TI e marketing digital que tornavam este segmento uma exclusividade das grandes empresas. Atualmente, é possível montar uma loja virtual com baixo investimento e contar com recursos que há pouco tempo atrás estavam disponíveis apenas para grandes empresas.

Antigamente, quando se falava em e-commerce para pequenas empresas, a realidade eram plataformas de e-commerce improvisadas e soluções em marketing digital primitivas, que em termos de retorno efetivo eram simplesmente nulas. Este quadro mudou, e atualmente as PMEs podem disputar de igual para igual um mercado que […]

Projeto de comércio eletrônico

Projeto de comércio eletrônico precisa ser abrangente

Elaborar um bom projeto de comércio eletrônico é um dos primeiros passos para quem deseja montar uma loja virtual com chances de sucesso no atual momento do e-commerce brasileiro. A fase do improviso já vai longe e hoje em dia temos um mercado extremamente técnico e profissionalizado onde não há espaços para soluções amadorísticas ou improvisadas. Alguns empreendedores ainda acreditam que basta montar uma loja virtual e cadastrar os produtos e pronto. Esse posicionamento, por não corresponder à realidade do mercado tem levado muita decepção a quem não se estruturou logo na etapa do planejamento.

Como no mundo físico, o projeto de comércio eletrônico funciona como roteiro para a implementação de uma operação de […]

Otimização de Landing Pages

Otimização de Landing Pages e sua importância no marketing digital

O processo de otimização de landing pages no marketing de busca envolve muito mais que apenas o trabalho de SEO – Search Engine Optimization, envolve arquitetura da informação e design. A landing page ou página de entrada é a página por onde o internauta chega ao seu site e por isso precisa de cuidados especiais, conforme seu objetivo.  Dentro do processo de conversão de uma determinada campanha de marketing digital, a landing pages é o elo entre o anúncio e a conversão em si. É certo que o processo de otimização de sites para ferramentas de busca desempenha um papel fundamental no marketing de busca, mas a etapa de otimização […]

O que é CTR – Click Through Rate

O que é CTR  – Click Through Rate

Você sabe o que é CTR – Click Through Rate, e como funciona essa métrica? Essa é uma das métricas mais usadas no marketing digital, pois avalia a eficiência de uma determinada peça publicitária na Internet. O CTR é a razão entre a quantidade de vezes que um anúncio (banner, link patrocinado ou outro links qualquer) e a quantidade de vezes que ele é exibido.

Analisado exclusivamente sob esse prisma, o CTR expressa a qualidade do anúncio, pois um anúncio ou link bem estruturado ou posicionado tende a ter um número de clicks maior.

Agora o que você já sabe o que é CTR, vamos ver como interpretá-lo. A análise do CTR deve ser […]